API/Banco de dados de feriados

Ter uma base de dados com os feriados da sua região ou país é uma necessidade cada vez mais comum nos mais variados tipos de sistemas, para aumentar a precisão nos dados e informações ao usuário final. Seja um e-commerce para estimar uma data de entrega de pedidos, seja para calcular a data de vencimento e limite de pagamento de um boleto, um sistema que trabalha com jornadas/turnos e em feriados tem expediente diferente, ou mesmo uma simples agenda que precisa saber quando um dia não será um dia útil.

Manter esta base atualizada nem sempre é uma tarefa simples de se fazer, até porque, alguns feriados não são fixos, e variam ano a ano ou até mesmo de país para país.

Neste breve artigo vou apresentar dois serviços (API) que podem ser utilizados gratuitamente para consultar os feriados através de requisições HTTP.

HolidayAPI

Primeiramente vou falar do HolidayAPI, um serviço simples e que permite até 10 mil chamadas por mês no plano grátis. Possui informações de feriados de 249 países, incluindo o Brasil e é possível obter as respostas em mais de 100 diferentes idiomas.

A utilização da API é bem simples, após efetuar o cadastro é gerada uma chave de autenticação que deve ser incluída na URL sempre que for feita uma chama a API.

A API possui 3 endpoints:

  • /holidays – Que retorna os feriados, mediante o ano e o país.
  • /languages – Que retorna os idiomas disponíveis para retorno dos dados.
  • /countries – Que lista os países disponíveis para pesquisa na API.

Caso queira ver a documentação completa, ela está disponível nesta página

Atualmente existem bibliotecas da HolidayAPI nas mais variadas linguagens, dentre elas, algumas criadas pelo criador desta API e outras pela comunidade. A lista completa de bibliotecas disponíveis vocês podem ver no final da página de documentação da API.
P.S: Duas delas, a de C# e Rust são de minha autoria 😛 

No plano grátis, além de limitado a 10 mil requisições por mês, você só pode pesquisar feriados retroativos, isto é, que já passaram. Caso deseje pesquisar por feriados futuros, será necessário aderir a um dos planos pagos, que começam em cerca de U$ 16,60 por mês (cobrado anualmente, no valor de U$199,00).

Calendarific

Calendarific é uma API de feriados que segue os mesmos moldes da HolidayAPI.

Possui os mesmos 3 endpoints que a HolidayAPI, e também usa uma chave (API key) via parâmetro de URL (query string)

  • /holidays – Que retorna os feriados, mediante o ano e o país.
  • /languages – Que retorna os idiomas disponíveis para retorno dos dados.
  • /countries – Que lista os países disponíveis para pesquisa na API.

A diferença do Calendarific é que nele o plano grátis oferece apenas 1000 requisições mensais (fazendo uma requisição por dia, e armazenado os dados, daria no máximo 31 requisições por mês), e permite consultar os feriados futuros também, não só os retroativos. Atualmente a API disponibiliza a informação de 230 países e suas subdivisões no plano gratuito, em contra-partida, a HolidayAPI oferece dados de 259 países (e subdivisões, apenas em um planos pagos). 

No momento da escrita deste artigo, a Calendarific disponibiliza apenas bibliotecas de integração nas linguagens: Golang, Ruby, Python, PHP e JS (NodeJS). Na documentação oficial eles não informa a existência de bibliotecas criadas pela comunidade. Porém neste exato momento estou escrevendo as versões de C# e Rust das bibliotecas de consumo desta API e em breve estão disponíveis em meu perfil no GitHub.

Os planos pagos desta API, que permitem um consumo mensal ilimitado, custam a partir de U$10,00.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *