Skip to content

RabbitMQ gratuito: Potencialize sua arquitetura de mensageria sem custos

Last updated on 15/03/2024

Descubra como tirar proveito do poder da mensageria com o RabbitMQ gratuitamente! Neste breve artigo, explicarei como usar o RabbitMQ ou LavinMQ de graça, caso você não possua acesso a um servidor dedicado ou uma VPS onde possa realizar a instalação.

CloudAMQP

Neste artigo falaremos do CloudAMQP, que é um provedor de infraestrutura como serviço (IaaSInfrastructure as a Service) que conheci recentemente (Jan/2024). Atualmente ele oferece instâncias gerenciadas de 2 messages brokers conhecidos como o RabbitMQ e o LavinMQ. 

Caso você, assim como eu esteja precisando de uma (ou mais) instâncias do RabbitMQ ou mesmo queira conhecer e usar o LavinMQ (até o momento não experimentei, mas fiz uma breve leitura sobre o projeto e achei bastante interessante), o CloudAMQP oferece um plano grátis que vai permitir que você utilize um dos serviços de filas citados em seus projetos pessoais, projetos de estudo ou mesmo em pequenos projetos comerciais.

Para fazer o uso, basta acessar o site do CloudAMQP em https://cloudamqp.com e realizar o cadastro manualmente, usando a sua conta do GitHub ou mesmo sua conta do Google.
Até a presente data, não é obrigatório o cadastro de cartão de crédito, apenas vai ser solicitado, mas NÃO é preciso informar os dados (a menos que deseje um plano pago).

Limitações do plano gratuito do RabbitMQ

O plano gratuito do RabbiMQ possui algumas limitações como:

  • 20 conexões simultâneas
  • 150 filas
  • 1 milhão de mensagens por mês
  • 10 mil mensagens não consumidas
  • 28 dias de TTL para filas sem consumo

Apenas para exemplificar, atualmente possuo um projeto em PHP (em uma hospedagem compartilhada que não dispõe de RabbitMQ) que publica as mensagens e também consome, esse projeto atinge picos de 10 conexões, (sendo 2 consumers constantes 24/7 e entre 0 e 8 publishers que recebem as requisições HTTP e as enviam para processamento pelo RabbitMQ e posterior pelos consumers).
São cerca de 5000 a 8000 mensagens por dia, o que em um mês de 30 dias da cerca de 150k a 240k mensagens (não chega nem a 1/4 do limite mensal oferencido no plano gratuito de 1 milhão de mensagens).

Limitações do plano gratuito do LavinMQ

O plano gratuito do LavinMQ também possui algumas limitações, porém maiores do que as do RabbitMQ

  • 40 conexões simultâneas
  • 300 filas
  • 2 milhões de mensagens por mês
  • 20 mil mensagens não consumidas
  • 28 dias de TTL para filas sem consumo

Caso seu projeto fique um pouco maior e o plano gratuito do RabbitMQ não atenda mais seu projeto, pode dar uma chance ao LavinMQ e conseguir o dobro de recursos também de forma gratuita.

Se optar pelo LavinMQ, conte aqui na área de comentários o que achou dele e quais dificuldades teve com ele!

Published inCodingDevOpsTips & Tricks

Be First to Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *