Last updated on 02/09/2023
Não tem idade para começar, porém é necessário atentar-se a alguns fatos!
- Vai demorar de 6 meses a 2 anos para você conseguir seu primero emprego fixo.
- Muitas pessoas estão querendo entrar na área, acreditando que é fácil arrumar emprego ou que vão ganhar altos salários. Não é bem assim, esses, em grande maioria vão ficar sem emprego, porque saem atropelando os estudos, querendo atalho para tudo, resposta mágica de tudo e não aprendem o que precisam de verdade.
- Tivemos um boom por causa da pandemia, e agora estamos voltando ao normal (muitas vagas fechadas, algumas pessoas demitidas, os famosos layoffs do começo de 2023).
- Seu primeiro emprego, e provavelmente segundo e terceiro vão te pagar pouco. Vaga de júnior não é pra ganhar dinheiro, é pra aprender como funcionam as empresas (hierarquia, prazos, projetos, cerimônias, rotinas, etc).
- Seu salário vai ser o mesmo de um garoto(a) de 18 a 22 anos, que mora com os pais e não tem contas para pagar, não é porque você vai ter 30-40 anos que o salário vai ser o que uma pessoa dessa idade precisaria ganhar para sustentar uma casa/família. Salário de primeira oportunidade gira entre um salário mínimo (SM) e 3k, depois de 6 meses a 1 ano nessa vaga tu já consegue ir para vagas de 2k a 4,5k.
- Você vai ser júnior, depois que arrumar o primeiro emprego, de 3 a 5 anos e só então vai virar pleno. Cuidado com essas empresas que promovem a cada 6 mese/1 ano, mas continuam pagando pouco, elas só estão promovendo para segurar vocês lá pelo ego, e elas sabem que dessa forma vocês não vão conseguir sair de lá e ir pra outra empresa com o mesmo nível de senioridade, o que gera um circulo vicioso, onde a empresa te controla e mantem você com um salário baixo.
- A média salarial de pleno é de 6k a 9k (CLT ou multiplique por 1.8 para valores PJ) em SP.
- Ser programador/desenvolvedor não é ser codificador. Digitar código qualquer um faz, uma criança de 10, 12 anos que gosta da área hoje em dia já deve saber umas 2-3 linguagens de programação (eu comecei com 14 anos…), você vai competir com essas pessoas. Ser programador é identificar problemas e prover a solução (isso as vezes acontece sem mesmo digitar uma linha de código).
- Quantidade de tecnologias não define senioridade, não se assuste se uma vaga de júnior te pedir 10, 15 coisas diferentes. Senioridade é sobre QUALIDADE e não QUANTIDADE.
- Se você tem por volta de 40 anos, esteja preparado, seu chefe provavelmente vai ter mais ou menos a metade da sua idade quando você entrar no mercado, tem gente que não gosta, ou não consegue, se isso não for problema, sucesso…
Be First to Comment